"Não compreendo ainda quem sou, mais estou a procura de mim. Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder. Não posso mudar o que fui, mais posso construir o que serei." Augusto Cury
"O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser." Mário Quintana
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." Albert Einstein

Consenso ..

~ sexta-feira, 15 de maio de 2009

Procurar palavras pra ter o que escrever não é fácil.
É uma jornada, onde você começa escrevendo e termina com algo escrito. Se está legal ou não, não é você quem define. São os leitores, na sua boa parte elogios, na sua pequena parte as críticas.

Críticas, é algo que muitos detestam né? Mas isso deveria funcionar em consenso.
Está é a base da harmonia e ela se encontra no meio entre: Críticas e Elogios.

Elogios, claro te deixa bem, te orgulha do que tu fez, te anima e levanta, por si só essa palavra fala sozinha, todos a querem a desejam a suplicam. Ele não pode ser dada por dar, tem de ser merecida...
Mas já a Crítica, nem precisa ser merecida, ninguém nem de graça a quer. É odiada, repudiada, mal-olhada, desgraçada e tudo que pode vir de pior e ruim contra ela.

Bom cadê o consenso entre: Elogio e Crítica?

Tá longe de ser consenso olhando-se por cima.

Para haver tal consenso é preciso ver mais além, enchergar um tanto quanto mais claro, ninguém sabe nada e quem diz que sabe, na verdade acha que sabe algo sobre algo.

Elogio é: o enaltecimento de uma qualidade ou virtude de algo ou de alguém. Um elogio serve também como uma ferramenta educacional utilizada para motivar outras pessoas, aumentando sua auto-estima ou corrigindo um defeito.

Crítica é: um ato do espírito que preserva o que merece ser afirmado e põe em dúvida a pretensão daquilo que vai além de seu domínio de aplicação e, portanto, não merece ser afirmado. A crítica é um julgamento de mérito: tal julgamento é estético, se contempla uma obra de arte; lógico, se contempla um raciocínio; intelectual, se contempla um conceito, uma teoria ou um experimento; moral, se contempla uma conduta. Esse julgamento de mérito é fruto de uma atividade da razão, esse poder de distinguir o verdadeiro do falso, que age como uma espécie de tribunal. Ele pode tomar por objeto a própria razão, pelo exercício da crítica da razão, separando, distinguindo o domínio dentro do qual a razão pode ser exercida daquele em que ela delira a cada vez que pretende conhecer o absoluto, aquilo que tem sua razão de ser em si mesmo e a que não corresponde nada de sensível. Pertencendo à ordem de um ato de espírito que duvida antes de afirmar, a crítica pertence, então, à ordem da liberdade de espírito.

Grande a crítica né? Mas notasse que ali fala sobre que ela "contempla um raciocínio" "um experimento"

Te lembra algo quando alguém talvez com inveja te diz assim: Isso não vai dar certo, ou Não faz isso, tá errado. E no fim dá algo certo? É a crítica, ela pode ser imensamente classificada. A crítica que aqui falo vem da razão, da liberdade de expressão.

Uma coisa que deveriámos notar é que daqueles 9 dos 10 que nos criticaram esse 1 poderia também nos criticar, mas por medo, ou talvez carinho ou amizade não o fez. Mas, qual o dano que uma não crítica pode nos fazer?

Pode não nos mostrar onde poderíamos ser melhores. Crítica difere de conselho, pois conselho busca ajudar com tempo e crítica é no imediato. Ela não serve pra amenizar pra depois, ela serve pra buscar o melhor de você no agora.

Valorize seus elogios, os recebe com bom grado, sem orgulho demasiado ou com total, mas aprecie receber as críticas e se modele na medida de que as recebe para que não mais as receba, livre-se delas, mas unido-se a elas.

Não precisaria escrever isso tudo não é? É uma auto-crítica minha, poderia apenas ter dito, aceite os elogios e cresça nas críticas, com sede de receber elogios. Aqui se encontra o consenso, algo como café com leite que é diferente mas forma algo bom.

19 Comentários:

tatá freitas disse...

está aí boa parte de um preconcceito em que pessoas alegam que critica gera baixa auto estima, eu nao acho, adoro receber criticas de quem eu amo, pois as pessoas que me amam me criticam pq querem apenas meu bem, já as que me odeiam encaro criticas como eleogios! conseguisse mais uma vez distiguir os misterios, ameii o teu bom "concenso"...
PARABENS ;)

Nathália disse...

aí é que tá. Elogios e críticas sempre são bem vindos, mas sempre preferimos elogios, não é? No entanto, elogios nos animam e nos deixam confiantes daquilo que escrevemos e assim continuamos sempre no mesmo patamar, porém as críticas nos animam a tentar melhorar e assim crescer.
Beijo shell

Unknown disse...

Eu percebi q as criticas nao sao tao ruins assim hehe soh q soh tenhu q ti elogia nehh nao eh qualquer um q sabe usar as palavrass d forma taoo correta cmu vc, um enorme vocabulario, uma pessoa mto inteligente.. soh eu bem burraa pa nao sabe q Be Ausent era uma auto-mensagem kkk adoreeeii :) bjuu Shell

Unknown disse...

Nossa Michel muito interessante seu artigo, não sabia desse seu site... pretendo passar por aqui mais vezes..
Mais o que está escrito acima é bem a realidade.. Criticas ninguem quer ouvirr, e quando as escutam ignoram, já elogios quem não gosta de receber né, nem que seja o mais simples deles já é motivo para melhorar seu psicologico..
Parabens pela matériaaa
MUITO BOMM
;*

Eloisa disse...

é, vou confessar que a princípio não encontrei consenso entre uma crítica e um elogio, e realmente, existe sim um consenso entre eles. Já não preciso mais falar, por já não ser mais novidade, do quanto admiro sua inteligência, e o quanto de bom consigo retirar dos seus textos. Parabéns, além do vocabulário super avançado, você realmente leva jeito ;)
aah, não tenho nem o que criticar, só mereces elogios.

Bárbara Januário Steckert disse...

Esse meu amigo , sempre escrevendo coisas que nos fazem refletir que bom que ainda existem pessoas como vc , que param para pensar e ainda nos transmitem esses pensamentos atraves de palavras seu tema é otimo pois é sempre ótimo receber um elogio , porem , são em criticas que conseguimos melhorar na hora vc fica chatiado com a critica , depois de um tempo vc observa quao bom foi a critica pois vc cresceu atraves dela.

Parabéns querido.

day disse...

hai elogios e criticas sempre sao bem vindos ne,no entento criticas nos deixam triste e desanimamos e elogios nos deixa felizes . e para vc eu so tenho elogios pq vc e dez vc cem vc e mil parabens por ser tao especial .
suas mensagen e palavras me deixam muito feliz parece q tudo q vc fala e comigo .

beijaoo parabens por deus te dar a sabedoria das palavras sertas.

tety disse...

poiseh tai uma boa questao para muitos hoje para e pensa..parabens michel*-* gostei muitoo:)

Unknown disse...

adorei. Parabéns :D

Anônimo disse...

Ana Carolina....

Adorei esse artigo...
me identifiquei muito...é verídico este fato as pessoas que te amam te criticam, para que tu possa ser melhor....e as pessoas que sentem inveja, fazem das críticas, elogíos....

te adoro!

Unknown disse...

Lindo de mais.

Marcéli Lopes.

.maritamosaitis disse...

.ain , super consenso ameei *-*
Parabéns shell :*

Tats Moreira disse...

Adorei. (Y)

Carol disse...

é, gostei muito do teu texto e concordo muito que as pessoas não gostam de ouvir críticas, sejam elas qual forem. Claro que preferimos ouvir palavras de agrado do que críticas, que muitas delas nos deixam para baixo, porém na maioria das vezes recebemos críticas construtivas, mas não percebemos isso e acabamos encarando como ruim.


Abraço, e tudo de bom! :)

Larissa Lins disse...

Acho que comentários, sejam eles elogios ou críticas, são o combustível para irmos mais longe. No entanto, sou contra aquele tipo de crítica feita apenas para derrubar o outro. Existe a crítica construtiva, e existe a crítica destrutiva também. Há muitas formas de se falar uma única coisa, e essa forma é definitiva na maneira como vamos entender a mensagem.
Há pessoas sempre prontas a 'colocar para baixo' o talento dos outros. Essas sim, são péssimas. Mas as que falam para ajudar, para melhorar, vale a pena ouvir.

Adoro seus textos. Já te disse isso, que eu sei.
Um beijo!

Marília Costa Machado disse...

Damos um passo enooorme na vida, ao reconhecermos que as críticas são boas;
mesmo porque não é nada fácil aceita-las, e também dependendo de quem vem, ela
nos faz crescer, e concertar aqueles defeitinhos que nunca conseguimos ver em nós mesmos!E ela atinge principalmente a quem se abre, gosta de mostrar o que pensa..
por isso é tão importante refletir sobre isso, e principalmente saber unir as duas coisas..
adorei mesmo
parabéns por conseguir colocar tudo isso em poucas palavras
"Aqui se encontra o consenso, algo como café com leite que é diferente mas forma algo bom."

beeeeeeeijao shel

Rafael Silveira disse...

Caraca, a xicara de café me deu uma agua na boca mano...
Achei muito interessante aquela parte do seu post em que falava da crítica, que falou da importância da critica,e é assim mesmo, quando algume nos critica, dizendo, isso não vai dar certo, isso vai da merda, agente coloca na cabeça que vai dar certo, dá certo, e isso te traz um senso de gratificação muito bom!
Ótimo post! Parabens pelo blog, os textos são bem originais!
Grande abraço, sucesso para você!

Maisa disse...

já tinha lido esse, muito bom.
beijos Michel

Anônimo disse...

Liiiiiiiiindo !*.*

Postar um comentário

Prefira comentar usando seu nome. Para isso em COMENTAR COMO selecione NOME/URL e no campo NOME digite seu NOME ou APELIDO que preferir. O campo URL não é obrigatório.

Se você tem uma conta no Google (Gmail, Youtube, Orkut, Blogger) selecione CONTA DO GOOGLE faça LOGIN e comente usando seu perfil.

Comentários fora do contexto do texto, ou de chigamentos são deletados.

Todos os comentários são lidos!

Alguma obra foi posta aqui sem referência? Informe-nos, comentando aqui!

Use do bom português e de bom senso sempre.