"Não compreendo ainda quem sou, mais estou a procura de mim. Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder. Não posso mudar o que fui, mais posso construir o que serei." Augusto Cury
"O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser." Mário Quintana
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." Albert Einstein

Confiança...

~ terça-feira, 7 de julho de 2009

Sua forma sua delicadeza, é por muitos relacionada a tudo, e a todos.

Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de se decepcionar é grande.

Não tem como se ter a certeza de em que ou em quem confiar. Aparentemente, qualquer um tem bom coração, tem boa vontade e boa conduta. Mas também é preciso ter dúvidas. Só os estúpidos têm uma confiança absoluta nos outros ou em si mesmos.

A confiança é muito subjetiva porque não pode ser medida, é preciso acreditar em alguém e conhecê-lo para poder confiar. O grau de confiança entre duas pessoas é determinado pela capacidade que elas têm de prever o comportamento uma da outra.


Falo mais da confiança entre as pessoas, mas há variadas formas de se confiar em algo, posso ilustrar a confiança no empregador, que todo o fim do mês na data determinada vai pagar o seu salário, ou mesmo no seu estado que não aumentara e tentara uma forma de reduzir os impostos, ou mesmo até de que se fores rápido chega a tempo a onde for (/'nem sempre inteiro dependendo da velocidade e com o que se vai'\).

Confiança é o mesmo que acreditar tecnicamente falando. Mas é impossivel confiar/acreditar no que nunca se viu? Não! Há diversas religiões que acreditam em Deus, Alá, Budda entre outros.. Mas, muitos dos que estão nas religiões acreditam nestes, mas esquecem de confiar. É ai que entre os sentimentos humanos, por que confiar é uma atividade que depende muito de como algo que fez se sentir. Vou exemplificar com uma ilustração: 'O chuveiro' como as pessoas, e 'o choque' como o susto ou o que aconteceu de errado.

Você jamais vai confiar em um chuveiro que lhe dá 'choques' pra tomar um banho demorado. Mas acredita que ele possa ser consertado, e só depois com ele consertado então e com o tempo aumentando a confiança é que você vai tomar um banho mais demorado. É mais fácil imaginar assim: Ele foi e voltou do conserto, e no primeiro dia, o dia de teste ele funciona perfeitamente, mas você toma um banho ligeiro, algo em torno de 2 ou 3 minutos, só por causa do medo de levar um 'choque', mas como não levou, confia que ele está pronto e bom pra ser usado, mas ao mesmo tempo, você está com um 'pé atrás' e seu tempo foi menor no banho quando digamos que você queria ficar ao menos 15 minutos, o que é uma longa distância em termos de tempo, (/'e um desperdício, por isso estou apenas exemplificando o que me veio na mente vamo economizar aê! kkkkkkk'\) ... mas entenda que em um determinado momento você já com um nível alto de confiança atinge a marca de 15 minutos, e bom acha que pra poder confiar mais você fica lá, mais 1, 2, 3, 4 e nossa mais 5 minutos! Sua confiança realmente foram super-elevadas não é? E isso se repete dias, meses e anos, até que você esquece o problema, e esquece de confiar, sendo que nem é mais necessário pensar nisso, por que o chuveiro está bom, e não complica mais, você leva sua vida pensando no que realmente importa e tendo com mais com que se preocupar certo? Mas... e se ele der choque? Bom, sua confiança entra em jogo. Por que ela vai, definitivamente voltar ao momento que ele veio do conserto, a estaca 0 (Zero)! E, se dependendo da pessoa que leva o 'choque' tiver boa confiança o leva denovo ao conserto, seria como em termos de sentimentos com outra pessoa dar a famosa 'outra chance' pra ver se melhora mesmo. Mas, há muito em jogo aí, coisas como se ficar pensando em quando ele voltar do conserto será que vai dar pra confiar mesmo? Será que não devo desistir? Coisas assim vão e passam pela sua cabeça instântaneamente, mas e daí o que fazer? Qual a solução? Sinceramente falando especificamente sobre o chuveiro eu digo compra um novo, talvez com aquele controle de temperatura, mais fácil e voltado pra você mesmo, mais econômico e forte, durável e não necessáriamente bonito, por que nem sempre um chuveiro bonito é um bom! Claro isso falando sobre o chuveiro, mas com as pessoas não é muito diferente, se conserta e estraga no que adianta ficar arrumando? Troque!

'O coração humano é muito maleável, ele confia fácil, se apega fácil, mas também ao mesmo tempo é completamente estúpido, e o que é tão fácil ser posto ali, não sai com a mesma facilidade!'

É como colocar super bonde em algo, pra quem conhece, nossa é super fácil, pinga a gotinha ali e pronto, talvez nunca mais descola ou sai. Mas e se quiser tirar? Bem, que vai dar um trabalhão, isso eu garanto que vai, e as vezes mesmo retirando dali, fica marcado, sai a tinta de algo, arranca pedaço, como no coração humano ilustrado ficam as malditas, cicatrizes. Mas que ao mesmo tempo que fazem quando você for comprar ou aceitar uma venda de um chuveiro novo seja melhor verificada, sem tanta pressa, pra ver o que outros acham da sua escolha.

Confiança, se você consegue entender, não deve ser posta em dúvida. Pois um leve 'choque', pode fazer com que toda ou totalmente depois ou antes de um conserto seja perdida. Se há dúvidas, antes de fazer algo ou uma escolha por um amor, por um carro ou seja pelo que for pra sua vida, procure saber mais sobre o que você quer, arrisque-se pelo que vale a pena, você não vai namorar um qualquer mal falado por ai, ou comprar um carro que já tem muitos comentários ruins, ou mesmo viajar de férias pra um país tropical lindo que é cheio de guerras não é? Logo a estupidez seria a vantagem que lhe seguiria. Só diga sim depois de sentir o que realmente quer!

Você mesmo pode marcar uma pessoa pelas atitudes com que a trata, sendo bom logo bom será ela confiar em você, e lembresse, confiança, demora a ser criada e realmente sentida ao ponto de não se mais perguntar: Devo confiar? O que pode demorar talvez, segundos até se alguém lhe salva a vida, minutos, horas, dias, semanas, meses, bimestres, trimestres, semestres, anos, décadas, talvez séculos, milênios até! Então lembresse mesmo que além de se ter é preciso CUIDAR! Como já falei em um dos meus textos sobre o cristal ser comparado as pessoas a confiança também pode ser comparada a ele, por assim se dizer que uma vez quebrada, não tem o mesmo valor.

Nos dias de hoje, é dificíl confiar até mesmo na sua própria sombra, e com o tempo você entende que confiança perdida é difícil de recuperada. Por que ela não cresce como as unhas.
Confiança não se impõe, não se dá nem vende. Conquista-se.
A confiança pode exaurir-se caso seja muito exigida.
É preciso, no geral, acreditar em alguém, para, no particular, realmente nele depositar confiança.
Confiança é como caminhar no escuro, sempre existe o medo e nunca se sabe quando se vai tropeçar.
“Qualquer inexperiente põe fé em cada palavra, mas o argucioso considera os seus passos.” Provérbios 14:15


Agradeço a uma pessoa em especial por ter me feito pensar em escrever esse texto. Obrigado. [B]

14 Comentários:

Camila Alves disse...

Belas palavras. E é isso, confiança não se compra, nem s eimpõe, se conquista.
Abraços.

http://orgasmosmultiploscerebrais.blogspot.com

Sissa Nunes :) disse...

òtimo texto :)
Beejos
;*

Tatá Freitas disse...

A cada atualização, meu orgulho por ti aumenta cada vez mais! é incrivel as comparações das distintas coisas que vc consegue fazer Michelito! ao abrir a janela, veio uma coisa super curiosa que me despertou, que foi a ilustração do chuveiro, pensei comigo neh, " o que o chuveiro tem haver com confiança" nunca me passou pela cabeça que poderia haver essa ligação, fiquei chocada ;)nssuihsuihuishs...
e de fato uma vez que a confiança se rompe, nunca mais será consertada! ameeeeeei muuuuuito!

beeeeeeijo nego
adoro horrores

Luana Meurer disse...

Realmente muito bom teu texto ;D
Parabens!!!

Isabel disse...

Lindo texto :)
Beejos
;*

Taaaynara Recchia disse...

Eu sei pra quem tu agradeceu ela merece *-*
liindo mesmo *-*

Daiane disse...

Bem o que posso dizer ? que você escreve muito bem isso é óbvio... mas você coloca sentimentos em suas palavras e isso que torna um texto mais prazeroso de lê ... e confiança é um tema muito importante... e complicado. Parabéns *---* fico maraaaaaa!!! hehehehehe

Clarice L. disse...

O universo dos homens é sempre tão solitário e focado no seu mundo. Mas, ao vir até aqui sempre que posso eu me encanto com o que leio, e a um bom tempo desde o seu cristal, é que te venho notando como um rapaz e um futuro homem de boa indole, que me parece escrever com o coração e tem o poder para tornar, pelo menos a sua volta, as pessoas e o bem estar delas melhor. Interessa-me saber que teu texto é super complexo mas até uma pessoa com pouca capacidade de raciocínio o consegue ler, mas o que me chama atenção é que você escreve falando de você mesmo, sim você é esse cara, um homem perfeito! Se não é está querendo ser, e há, sorte terá a mulher que puder estar entre teus braços. Não me leve a mal tenho uma idade alta, não daria pra tentar com você, gosto de me manter escondido e apreciar obras de arte tais quais como as tuas.

Seja homem ou mulher a pessoa que você agradece, essa pessoa merece, e tu merece muito mais! Michel, ou Shell, continue assim, prove que os homens são iguais, mas que você é caso raro, um homem que não aprendeu a ser HOMEM!

Com carinhos termino te agradecendo por escrever e por falar tão bem a lingua do coração.

Beijos, e continue progredindo querido.

Amanda Tasca disse...

Nooossa, realmente é muito lindo, e uma coisa que acontece mesmo..
Parabens Michel :D

Paula B. disse...

"Uma palavra de amor, dita no tom certo, no momento exato, pode fazer uma existência inteira valer a pena!"
Liinda amor *-*
Ta fodão isso aqui em?Poha!
Gostei ^^

Fernanda Borges disse...

CONFIE, DESCONFIANDO
Confiança e necessária mais tem limites...
Confiança total só em "nosso Deus".
mais e claro que um relacionamento sem confiança mútua não leva à parte alguma. Não é necessário confiança cega, mas, racional.

Talita Prates disse...

Obrigada... :D
Que lindo o layout do teu blog!
Bonito aqui!
Bjo e paz.

Unknown disse...

*--------* ♥

Bárbara Pacheco disse...

Obrigado por tudo meu anjo, eu te amo e fico muito orgulhosa por ter um amigo, um irmão como você ♥ *-*

Postar um comentário

Prefira comentar usando seu nome. Para isso em COMENTAR COMO selecione NOME/URL e no campo NOME digite seu NOME ou APELIDO que preferir. O campo URL não é obrigatório.

Se você tem uma conta no Google (Gmail, Youtube, Orkut, Blogger) selecione CONTA DO GOOGLE faça LOGIN e comente usando seu perfil.

Comentários fora do contexto do texto, ou de chigamentos são deletados.

Todos os comentários são lidos!

Alguma obra foi posta aqui sem referência? Informe-nos, comentando aqui!

Use do bom português e de bom senso sempre.