"Não compreendo ainda quem sou, mais estou a procura de mim. Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder. Não posso mudar o que fui, mais posso construir o que serei." Augusto Cury
"O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser." Mário Quintana
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." Albert Einstein

A vida começa agora.

~ segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Caminhar na chuva não faz mal. Bem, pelo menos não pra mim.

Passei a minha virada de ano, com amigo. Na beira da praia. Banda tocando, muitos se divertindo. Todo mundo contando, 5, 4, 3, 2, 1 e feliz Ano-Novo! Todo mundo se abraça, esquece por alguns segundos sentimentos ruins. Mágoas passadas. Naquele momento, parece que algo realmente 'entra' em cada pessoa presente ali. Algo irreal, de amor e alegria. Algo tão forte que faz com que homens, (que falam mal de outros homens, talvez por insulto ou diversão) se abracem. Alguns até se beijam no rosto ou na testa. É um clima de amor, entre amigos. Uma amizade. Na verdade, uma irmandade, que parecia reprimida por meses. Talvez até, 12 meses. Parece que na virada do ano novo toda boa energia é compartilhada. Em apenas algumas horas, parece que todos que se rodeiam se sentem alegres, contagiando a muitos em volta com sorrisos e lágrimas, mas de felicidades.

Passei a virada de ano observando as pessoas, claro, eu já tinha curtido o que queria, agora estava em um barzinho espiando a todos. Não tenho nada contra beber, moderadamente. Mas sou jovem, tenho 22 anos. Idade de encher a cara? Sei lá, não vou mentir, nunca bebi na vida. E não sinto a mínima vontade. Estou escrevendo aqui o que eu vi, depois de festar por quase 6 horas desde antes a virada até depois. Estava acabado, morto, não tinha mais energias pra pular, se tentasse, iria pular apenas mentalmente, por que físicamente eu estava acabado! Mal posso dizer que quase dormia sentado, mas consegui me focar em cada pessoa. Notava alguns caras estranhos, como meninas que antes eu vi na praia com os pais, se 'acabando' pra esses caras estranhos. É estranho mesmo como são as pessoas. "Quem vê cara não vê coração." Já dizia minha avó!


Mas aonde quero chegar com tudo isso? Eu não falei que estava caminhando na chuva? Então, do lugar onde eu estava até a casa a casa de praia que estava eram mais de 3 km, cerca de 30 minutos a pé. Eu falei acima que estava dormindo na mesa, não foi? E quando eu vinha embora, caiu uma chuva forte. Pensei comigo, agora vou cair de boca e dormir estarrado num bueiro. Meus amigos já haviam vindo, por que nem agüentavam mais. Eu fiquei ali pra notar pessoas. Não pra julgar, mas pra entender. O que buscavam, pra reconhecer rostos. Pra se as vir na rua saber quem eram. Talvez um dia eu conheça alguém dali e possa dizer: “Já notei você, você era a menina que dançava colada com um cara alto e moreno suado com as mãos presas a sua cintura, bem colados se não me engano. Vocês eram namorados?”

Não estou pré-julgando ninguém aqui. Estou apenas traçando uma linha de raciocíonio que cada um deveria fazer, por si mesmo. Será que assim como via a menina, alguma outra pessoa também não me notava? Será que meu futuro patrão não estava em algum carro por ali querendo sair e eu me metia na frente com cerveja derramando pelo vidro dele? Claro que não fiz isso. Mas alguns de lá o faziam. Você entende aonde quero chegar? Tome cuidado com as suas ações. Você pode pensar que não conhece ninguém, mas quem sabe como a vida é? Talvez hoje você não esteja mais com a mulher dos seus sonhos com quem esteve, ou o homem no qual amava loucamente. Talvez você não cultive mais flores em seu jardim. Talvez você não leia mais os livros de que tanto adorava. A vida dá voltas, e a cada volta que a vida da, a um novo caminho pra ser fazer seguir. Você é quem dita as regras da sua vida. E você é a única pessoa capaz de seguir elas. Ninguém pode fazer coisas a vida inteira por você, nem mesmo você pode fazer tudo pelos outros.

Andando na chuva, na volta pra casa, notei como as pessoas me olhavam. Cada pessoa que eu a anos atrás já havia notado. Algumas demonstravam tanta insatisfação de ficar numa cadeira, numa rede. Muitos jogavam cartas na virada do ano, pra espantar o tédio. Os fogos neste ano foram poucos. Parece que cada pessoa tem ficado mais sem esperança e triste. Mas eu me olhava, olhando pra elas. E me via mais feliz e contente do que eu estava sendo. Não o sei bem como explicar tudo, mas me senti tão bem como em nenhum momento atrás. Sozinho, descalço com chinelos na mão andando por quase 30 minutos numa chuva forte até a minha casa na praia. Não pulei ondinhas, nem juntei sementes. Mas no meu íntimo, conversei comigo, pra trabalhar em união, do corpo e da mente. Pra ver se funciona pelo menos, pensar e agir. E ou depois de agir, pensar. Como se fosse pra levantar cedo e caminhar. Ou mesmo pra fazer as coisas mais simples com mais carinho. Mais sentimento.

Sabe sobre as pessoas que eu notava acima? Agora se imagine dando a vez em uma fila de banheiro para alguém mais apurado que você? Imagine que você deu essa vez, e que seja tal pessoa a filha de algum amigo do seu pai? Ou filho. Ou melhor, filha do seu futuro patrão! Talvez, você possa não estar me entendendo, talvez ache que eu possa estar querendo forçar você a fazer coisas esperando proveito? Na verdade não é isso. Na verdade o que queria mesmo lhe dizer é que você pode ser gentil. Você pode algumas vezes ceder a sua vez. Seja em muitas filas, não por esperar proveito, mas por esperar agradecimentos. Sorrisos. Você não precisa tantas vezes estar com tanta pressa. Pressa demais adoece o corpo e a mente. Tudo que na verdade é excesso faz mal. Até excesso de coisas boas faz mal.

Caminhe na chuva algum dia, deixe sua mente longe vagueando por outros corpos além do seu. Faça com que a sua visão seja estendida. Atravesse a linha do horizonte íntimo entre você e seus amigos. Não se atreva a dizer não várias vezes pra vida. Diga sim pra ela! A vida exige de você tempo. E você tem tempo pra ela?

Exija de você coisas novas. Aprenda a misturar cores. Se tiver como, troque suas roupas por roupas de cores que estimulam a criatividade. Cores vivas. Estimule seu coração. Arrisque-se por coisas boas. Corra para longe de coisas ruins. Coisas que fazem mal. Não tente limpar o mundo, a varanda da sua casa às vezes pode passar despercebida. Não plante árvores mundo a fora, molhe as plantas do seu jardim. Se você mora apertado com pouco espaço ache um local em sua cidade. Acha que a prefeitura vai odiar ver algumas mudas de flores em alguns canteiros? Talvez seja trabalho da prefeitura fazer tal coisa. Mas se esperarmos pelos outros, nunca faremos tudo que queremos na vida. Talvez façam 50% de tudo que queríamos fazer. Se tivesses feitos antes de esperar talvez tivessem feito quase 99%.

E não se esqueça antes de julgar conheça. Não pise em tudo que você acha ruim. As vezes uma simples joaninha pode ajudar e muito. (As joaninhas são predadores no mundo dos insetos e alimenta-se de afídeos, moscas da fruta e outros tipos de insetos, a maioria deles nocivos para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores.)

Enquanto você lia, a vida passava. Não sei se pra você foi perca de tempo ler. Mas se não for, quero saber, se possível, como foi a sua virada de ano, e o que você se auto-prometeu? O que realmente já há com você e o que vai mudar?

Viva cada minuto. Somos todos iguais. Tudo que passou já não volta mais.
Somos capazes de ser o que quisermos ser. Nada pode nos impedir.
Se convença você é capaz de ser tudo aquilo que pode ser!
A vida começa agora.

32 Comentários:

x disse...

achei muito bom o texto... adoro caminhar na chuva e ver o que se passa ao redor também xeel.. achei interessante a observação dos predadores, e de como as pessoas sao ^^
:**

Camila disse...

liindo ! :D

Bruna Mondardo disse...

mto lindo o texto meu amor! *-*

Taiane Eleutério disse...

Se eu observasse um homem de aproximadamente 22, não parecendo estar bêbado nem fora do seu normal, descalso, caminhando lentamente exposto à chuva e com uma afeição reflectiva, pensaria que ele sim, aproveitou aquela noite, não qualquer noite, a primeira noite do ano, ele sim, viveu a primeira noite dio ano.

Unknown disse...

ual heim! adorei.. to indo dormir agora e sei que graças a tudo que eu li agora, vou ficar ali pensando por muito tempo, e quer saber mais? vai me fazer muito bem ;)

Unknown disse...

Muito Bom!
Bastante reflexivo seu texto. Adorei!
Espero que não tenha pegado um resfriado! 'hehe!

Mirtes disse...

Parabéns, Michel!

Seu texto vai muito além de belo e reflexivo. Ele é inspirador!

Se todos nós pensássemos e agíssemos como você numa noite tão linda e promissora certamente os desejos da virada seriam mais concretos em nossas vidas: menos pré-julgamento e preconceito, mais paz e introspecção, mais generosidade e amor ao próximo, mais valorização das coisas simples da vida, mais pacência, mais sobriedade e sabedoria para encarar as dificuldades do cotidiano...

Foi isso tudo que pedi aos céus!

Que 2010 seja O ANO para todos nós!

Unknown disse...

achei muito bom o texto, tais completo de razão.. tudo o que fazemos, fazemos para nós mesmos, tantos as coisas boas quanto as coisas ruins.. Tudo volta pra gente!!!

beijoss kaka feltrin

Saraelen disse...

As vezes nem percebemos quem esta a nossa volta, quem esta nos observando, ou simplesmente preferimos nao perceber,pelo simples fato de nao conhecer o outro. è um òtimo texto, meus parabèns :)

ana disse...

Sobre seu texto ... fico feliz que vc tenha se enchido de esperanças nessa virada de ano e que realmente faça as coisas de forma mais carinhosa.
Mas vc escreveu : "Somos capazes de ser o que quisermos ser. Nada pode nos impedir.
Se convença você é capaz de ser tudo aquilo que pode ser! A vida começa agora." primeiro vc diz que somos capazes de ser o que quisermos, depois que somos capazes de ser tudo o que podemos, vc criou uma limitação, ou somos capazes de tudo ou somos capazes do que podemos, pelo menos entendi dessa forma.
Refletindo um pouco, ngm é capaz de ser qualquer coisa, exemplo: se vc quer mt ser músico mas não tem talento, não vai ser, não adianta querer, tentar , insistir.
E essa parte soou um pouco como auto-ajuda, sei lá...tipo ano novo, vida nova.
Mas, enfim, gostei da mensagem positiva que vc quis passar.

Unknown disse...

Bom, eu gostei muito no fato de você ser um moço de 22 anos que não bebe...é super dificil encontrar um cara assim. O que você falou é verdade sim.
Mais queria dizer uma coisa, eu não passei a virada do ano na praia, vou te dizer bem na real, eu não to querendo de maneira alguma passar por crente, até porque eu sou, mais queria que tu soubesse que se você acha que passar na praia junto com os amigos vai te trazer felicidade, paz, amor e muito mais...fique você sabendo que não.
Porque só quem vai te trazer felicidade, paz e amor vai ser o meu DEUS.
Por isso passei na igreja, com Deus...é o melhor lugar para começar o ano bem.

Unknown disse...

muito bom o texto, adorei :)

Karina disse...

Amei isso, realmente faz todo sentido! ó.. rimeeei já posso virar rapper agora! kkkkkkkkk
Minha virada foi calmaa, tranquila.. tbm não pulei ondas nem catei sementes.. Desejei apenas poder ser melhor a cada dia, viver ao invés de apenas existir.. e continuar servindo a Deus de coração, pois é o sentido da minha vida! Desejei que meus amigos fossem felizes, minha familia.. euu, tu e todos.. heuaheuheuh ;)
Ano novo nos faz pensar em vida nova.. mas do que adianta um ano novo com atitudes antigas? Devemos ser a mudança que queremos ver! E que 2010 seja o máximoo, assim como os próximos anos que virão!
beijooo

Karoline Botega disse...

Mt grande vai se enternar mais como tu é super,iper,mega, inteligente, eu sei que o texto é lindo maravilhoso, eu to na lan e tenho pouquissimo tempo por isso,mais me manda dps pra mim ler que leio com maior prazer, beijo feio haha

Unknown disse...

Shel amei tudo isso! Sério, foi ótimo. Me pergunto da onde sai tanta inspiração pra escrever tudo que você escreve. Quer saber da minha virada de ano? Há, foi muito legal, aquela coisa de amigos, enfim... Só me arrependo de não ter refletido como você. Na verdade eu refleti, mas foi uns dias depois. Eu não vou ficar falando no que refleti porque se não vou escrever um texto maior que o seu '-' AJSOJAOJSOJASJOAJ.
Não sei bem o que escrever aqui, então só vou te parabenizar *-* -qs

Nathália disse...

Muito bom, como sempre :D
É bom aproveitar a virada do ano para pensar e refletir, e não só considerá-la como uma festa.
Beeeijo!

Iára Adrade disse...

Primeiro quero dizer que gostei muito do texto, e que é um ótimo texto para começar o ano.
Bom eu concordo plena mente ali com o começo onde diz mais ou menos que durante a virada do ano esquecemos os sentimentos ruins.
Eu nessa virada também observei as pessoas com quem eu estava, amigos de da prima da minha amiga, bom não conhecia ninguém a não ser a minha amiga então digamos que realmente comecei o ano bem diferente dos anteriores, com amigos novos todos muito legais e divertidos uns bebendo outros não, mais todos se divertindo,sentados conversando e rindo bastante,e eu também me diverti bastante apesar de não estar com a minha familia e nem com os amigos de sempre e nem em uma festa, mais foi bom do mesmo jeito. Michel não pulou as sente ondinhas, mais eu pulei como de costume, não pulei na hora mais fiz questão de pular as 6h da manhã que foi o horário que fomos pra praia.
Minha promessa para esse ano, foi que faria o ano de 2010 ser muito melhor do que o de 2009 que já foi ótimo por sinal!
E prometi que mudaria algumas coisas em mim, tipo meu humor, vou tentar ser menos grossa e ser mais amorosa com as pessoas!
Voltando ao texto, andar na chuva faz bem mesmo eu penso bastante andando na chuva, me faz pensar e refletir.
Bom Michel um ótimo começo de ano para você, para mim e para todas as pessoas do mundo!
Beijão, adorei o texto!

Dani. disse...

Ameii o seu texto Michel!
E olha tudo que vc falo é a realidade, essa virada eu fikei observando as pessoas ao em vez de festar, e foi assim que eu decidi deixar de ser tão infantil e mudar meu jeito de ser..

Ana Carolina disse...

É uma inspiração ne.....como sempre perfeito este texo como os outros.....tens muito talento Shel...tenho muito orgulho de ser tua amiga....sempre ajudando, com suas palavras sinceras, carinhosas e amigas......amo demais......
lindooooo.....
bjaoo Carol....

Unknown disse...

achei maravilhoso michel...
muito lindo
*-*

Unknown disse...

Nossa adorei muito o seu texto :)
Parabéns, nem todos teem essa vontade de escrever, de passar adiante uma mensagem assim tão linda! É muito bom ler coisas desses tipos, assim podemos refletir, em tudo oq fazemos e podemos ainda fazer!

Unknown disse...

Não existem nem palavras que possam te elogiar.
MARAVILHOSO simplismente MARAVILHOSO!
Como eu ja te falei, um dia eu ainda vou ouvir falar muito no seu nome, ou ainda ve-lo na capa de algum livro, e quase nao restam duvidas disso..
Foi uma das coisas mais bonitas que eu ja li, podes ter certeza disso!
Meus parabéns, e que você continue sempre assim, tenho certeza que irá longe

Beeeeijos querido, fica com Deus

Letícia Piazza disse...

Xeel,o texto esta lindo,concordo com você...só consigo inspiração para o meu blog quando chove. askopaskpopokas'

Beatriz Costa disse...

eExija de você coisas novas. Aprenda a misturar cores.
Não tenho nem palavras pra te falar o que eu achei disso tudo. Tu é demais shel, meus Parabéns, eu ameeei tudo que eu li, e refleti muito em.. tu sabe como usar as palhavras seu caco. ahahaha

muuuuuuito lindo, amei mesmo!! beijão.. teãminhoo (L)

VASCODAGAMA disse...

ADOREI
VOU VOLTAR

BEIJO

Mariana disse...

é de arrepiar, muito lindo o texto amei. *-*

Mari disse...

EH pensei q eu fosse a unica doida q ficava analizando o resto das pessoas sem empenho ou preparo fisico pra ficar festando! hahaha
muito bomm mesmo! Gosto do sei jeito de ver as coisas!beijinhos!

Clarice disse...

Li e reli o seu texto e pude perceber o quão você foi detalhista e soube descrever com palavras simples como se transforma cada pessoa na virada de um ano a outro. Por ser uma data festiva a alegria é contagiante em algumas pessoas, já em outras é uma mera mudança de calendário, todos somos diferentes (os dedos da mão são todos diferentes), logo não podemos exigir algo do outro, e sim mudar o nosso comportamento para sermos reconhecidos.
Bem, a minha virada de ano, foi ótima, foi uma confraternização feliz, logo alguns imaginam -" Concerteza ela passou em um cruzeiro pelo Brasil, ou passou na praia com os amigos ou namorado", desculpe-me contraria-los, passei com minha família ( meus pais e irmãs), se digo que ela foi maravilhosa, foi sim, minhã mãe preparou uma mesa farta, com frutas, carnes, e comidas saborosas...
Minha família estava feliz, todos com saúde, e cheios de esperanças para seguir neste ano de 2010. Nos abraçamos e comemoramos este dia, que para mim é importante, parece bobagem mais contei os dias para chegar este dia, pareceu que as baterias recarregaram e comecei com um novo pick, engraçado , mas é verdade.
Gostei de ler o seu texto Michel, parabéns, você tem um dom lindo.
Desejo à todos um maravilhoso 2010, que este ano não só seja um ano novo, mas que também transforme cada pensamento e gestos de nós, para que possamos sermos pessoas melhores.
Um abraço.
Clarice.

Unknown disse...

Parabéns pelo texto, mto lindo msmo... eh sempre bom pararmos para refletir sobre nós e sobre as coisas ao nosso redor...
=D
Ah, Feliz Ano Novo! ahsaiushau... cheio de realizações... a todos.
;D
Beijos!
Ah, não eh por nada não, + achei um tanto quanto engraçado o fato de ter visto apenas comentários de mulheres... cade os homens, para comentarem?!?
^^
iaushauhsa...
Beijos!

Kenia Soares disse...

"se eu suobesse que a chuva só molhava..."

Rosanna disse...

Gostei muito do documentario,
me passaste o que realmente acontece cmgo. Gosto muito de parar e notar a felicidade dos outros, me sinto feliz tbm em ver o encanto das pessoas.
Reeveillon é muito bom, passar com a familia, amigos, enfim.
Digo qe passei a virada caminhando na beira da praaia,
conversando com uns amigos, a feesta não era das melhores, maais a minha intenção era sair de casa e pedir coisas boas, energias.Um bom ano novo.E a praia me faz sentir beem.
Não tenho tido tantas boas noticias, umas desagradaveis, mais o ano mal começou.
Espero muito desse ano. Reesponsabilidade acima de tudo.

*-*

Beatriz disse...

Gostei, admito que não intendi muito bem algumas colocaçoes, mais muito bom, parabéns, *.*

Postar um comentário

Prefira comentar usando seu nome. Para isso em COMENTAR COMO selecione NOME/URL e no campo NOME digite seu NOME ou APELIDO que preferir. O campo URL não é obrigatório.

Se você tem uma conta no Google (Gmail, Youtube, Orkut, Blogger) selecione CONTA DO GOOGLE faça LOGIN e comente usando seu perfil.

Comentários fora do contexto do texto, ou de chigamentos são deletados.

Todos os comentários são lidos!

Alguma obra foi posta aqui sem referência? Informe-nos, comentando aqui!

Use do bom português e de bom senso sempre.