"Não compreendo ainda quem sou, mais estou a procura de mim. Sou apenas um caminhante que perdeu o medo de se perder. Não posso mudar o que fui, mais posso construir o que serei." Augusto Cury
"O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser." Mário Quintana
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." Albert Einstein

Arrependimento

~ domingo, 15 de agosto de 2010

Quantos anos você tem?
Nesse tempo, você se arrepende de algo que já fez, ou de algo que deixou de fazer?
Quantas vezes durante a sua vida você se martirizou por ter deixado escapar algum momento, ou tê-lo estragado?

Acho que a resposta é idêntica em quase todos os casos, sempre nos arrependemos do que não fazemos, ou fazemos.

Acredito piamente que a vida de cada um de nós é composta por uma sucessão ininterrupta de escolhas. Fazemos escolhas todo tempo, desde as mais simples e “automáticas”, até as mais complexas, elaboradas e planejadas. Quanto mais maduros e conscientes nos tornamos, melhores e mais acertadas são as nossas escolhas. (Rosana Braga)

Com o tempo você acaba se dando conta que um homem nunca aprende tudo com as suas vitórias. As vezes perder para alguns não resulta apenas em tristeza. Em troca, o ato de perder pode resultar num grande ensinamento. O qual seria, que se aproveita melhor vencendo. É inevitável perder de vez em quando. O ponto é não torná-lo um hábito. (Frase do filme, Um Bom Ano)

Você talvez ainda não compreenda meu raciocínio ou talvez não o queira aceitar. Mas falando de uma forma mais simples, meio que a vida nos da chances e escolhas, e ela também nos prepara para coisas maiores. Sem arrependimentos não mudamos. Sem arrependimentos não crescemos.

Daqui a alguns anos você vai olhar as suas fotos e provavelmente em muitas delas, talvez da sua infância não vai se reconhecer, acredite, isso acontece com todos. Talvez mais tarde com seu corpo mais relaxado você se lembre de coisas que queria ter vivido, de coisas que arriscou e não deram certo. Talvez pense nisso o tempo todo. É um mal que asola a todos nós. Não podemos apagar nossas memórias, nossos antigos desejos ou sonhos. Podemos apenas aceitar que não deram certo. Não confio tal pensamento ao destino, por que somos livres para escolher o que bem quisermos.

Mas com toda a certeza, não deixe momentos passarem, por mais que você venha a se arrepender depois, você ao menos tentou. Eu garanto é melhor se arrepender de ter feito algo, do que se arrepender de nada fazer. É lógico, pois, arrepender-se de coisas ruins ou má escolhas. Mas se há chances reais e não ilusórias baseadas em momentos ou sentimentos prove seu arrependimento. Você traiu e quer perdão? Não o peça na hora, espere um melhor momento. Você comprou e pouco tempo depois não tem como pagar? Devolva-o sem usar e explique a situação. Use a sabedoria prática no seu dia-a-dia. Aproveite ainda mais para ler livros que ensinam, livros de romances com a vida!

Uma vez Samuel Langhorne Clemens (pseudônimo Mark Twain), falou: "Daqui a alguns anos você estará mais arrependido pelas coisas que não fez do que pelas que fez. Então solte suas amarras. Afaste-se do porto seguro. Agarre o vento em suas velas. Explore. Sonhe. Descubra."

Se você pensa em fazer algo e pensa também que vai se arrepender, você nunca o vai fazer. Não atente contra sua vida de maneira alguma, por que um erro, é fatal. Mas por coisas possíveis, arrependimentos vão ser experiências. Ninguém cresce na dor, todos crescemos ao estarmos a suportando.

Mas há uma coisa em que você deve pensar já, é um arrependimento que você de forma alguma deve deixar passar. Como você gasta o seu tempo? Quais planos você concretizou? Os desejos de ano novo, os votos para coisas melhores, você ainda os lembra?

Lembre-se também, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Por que amanhã pode ser muito tarde, e o arrependimento pode vir muito cedo.

Mas, com tudo aprendemos, lembre-se: "A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original." - Albert Einsten.

6 Comentários:

Vitória Doretto disse...

Acho que se arrepender de certas coisas faz parte... querer voltr atrás para refazer e arrumar as coisas também... mas como não dá... o jeito é continuar...

bjão

Ghá Magellan disse...

Poxa,parei agora para analisar como no dia-dia deixamos de fazer coisas que desejamos fazer mas deixamos sempre pra depois e acabamos nos arrependendo por não ter feito...

Elisa Zappelini disse...

Acho que foi um dos teus melhores textos... é incrível como,quando eu leio alguma coisa tua,parece que é pra mim mesmo...precisava ler mesmo uma coisa assim. Beijo Michel,te odeio (L)

b.r.u.t.a.l.s.o.l.o disse...

Eu amo,nas palavras Rosana Braga,,,Frase do filme, Um Bom Ano, Albert Einsten.


Adoro o seu blog

Stephany *-* disse...

Melhor morrer tentando do que morrer com a culpa de nunca ter tentado. *-*

Ana Carolina Rauter disse...

Muito bom o blog. Parabéns! Continue sempre escrevendo :)

Postar um comentário

Prefira comentar usando seu nome. Para isso em COMENTAR COMO selecione NOME/URL e no campo NOME digite seu NOME ou APELIDO que preferir. O campo URL não é obrigatório.

Se você tem uma conta no Google (Gmail, Youtube, Orkut, Blogger) selecione CONTA DO GOOGLE faça LOGIN e comente usando seu perfil.

Comentários fora do contexto do texto, ou de chigamentos são deletados.

Todos os comentários são lidos!

Alguma obra foi posta aqui sem referência? Informe-nos, comentando aqui!

Use do bom português e de bom senso sempre.